ENFERMAGEM

Estude Enfermagem na Afya Itacoatiara

O Enfermeiro é um agente fundamental na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na gestão de serviços assistenciais. É um profissional que une ciência, técnica e empatia para impactar positivamente a vida das pessoas.

Duração do curso: 10 semestres
Modalidade: noturno
Tipo: Graduação
Área conhecimento: Saúde
Formação: Bacharelado

Continuar inscrição
Sobre o curso

O que faz um bacharel em Enfermagem?

O bacharel em Enfermagem é um profissional apto para cuidar de pessoas. Ele auxilia na melhoria da saúde por meio da prestação de assistência ao paciente. Isso pode ser feito com a aplicação de injeções, fazendo curativos, acompanhando procedimentos médicos etc.

O enfermeiro busca garantir o conforto e o bem-estar dos pacientes durante o processo de tratamento das doenças e as internações hospitalares. Além disso, esse profissional também realiza uma série de procedimentos de apoio e acompanhamentos, como a medição de temperatura e o auxílio dos médicos durante a cirurgia.

Por que fazer uma graduação em Enfermagem?

Como a Enfermagem faz parte da área da saúde, o bacharel está em constante processo de ajuda ao próximo. A todo momento o profissional presta assistência e garante que a transição por um período de doença não será mais desconfortável do que o necessário.

Além disso, o enfermeiro, à medida que exerce sua profissão, tende a amadurecer emocionalmente. Ele lida com a tristeza, o medo, a frustração e a morte em seu dia a dia, mas também com a recuperação, a esperança e a alegria. Isso o deixa mais preparado para lidar com as pessoas, atendê-las e dar o real apoio de que precisam.

Outra grande vantagem da Enfermagem é que ela tem uma ampla área de atuação. O enfermeiro executa dezenas de procedimentos, que podem ser requisitados pelas mais diferentes áreas, como empresas públicas e privadas, hospitais e outros ambientes que exigem cuidado com pessoas.

Somado a isso, o bacharel em Enfermagem também conta com flexibilidade de horários. Em alguns casos o trabalho é feito por turno e isso pode ser trocado. Em outros, a pessoa pode

negociar com o empregador e fazer mudanças sem grandes dificuldades, o que é muito diferente do que a grande maioria das profissões.

Como é o mercado de trabalho em Enfermagem?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os países precisam ter, em média, 1 enfermeiro para cada 500 habitantes. Infelizmente, essa realidade está muito longe de ser atingida no Brasil, já que o quadro atual de enfermeiros registrados gira em torno de 0,9 para cada 1.000 habitantes.

Comparando com as recomendações da OMS, esses números realmente parecem baixos. Entretanto, mais de 60% dos profissionais da área da saúde são formados em Enfermagem. Isso só mostra que as pessoas têm o interesse pela área, mas que o país ainda não conseguiu formar profissionais o suficiente.

Isso é um ponto positivo para quem está entrando agora no mercado de trabalho. A demanda por enfermeiros cresce a cada dia e os hospitais raramente fecham seus anúncios de contratação. Além disso, a procura por home care, principalmente de idosos, tem aumentado nos últimos anos (e vai continuar a aumentar, já que a população brasileira está vivendo durante muito mais tempo).

Com relação às áreas de trabalho, a Enfermagem é bem flexível também. Os profissionais podem atuar em hospitais, redes básicas de atenção à saúde, vigilância à saúde, responsável técnico, dentro das secretarias de saúde e na saúde escolar.

Além disso, é possível seguir carreira como autônomo, principalmente no atendimento doméstico. O enfermeiro é, também, procurado para fazer parte do quadro operacional das empresas, junto à equipe de saúde do trabalhador.

O que se aprende na Faculdade de Enfermagem?

O curso de Enfermagem precisa de uma abordagem mista e generalista, como é a exigência do Ministério da Educação (MEC). Então, durante o curso o aluno tem acesso a vários conteúdos das Ciências Biológicas e das Ciências Humanas.

Dessa maneira, o bacharelando verá matérias, como Biologia, Antropologia, Anatomia Humana, Comunicação e Expressão, Microbiologia e Imunologia, Farmacologia, Enfermagem na Saúde do Adulto, entre outras.

Outras Informações

Diferenciais da unidade

A unidade de Psicologia de Itacoatiara possui o Centro de Simulação em Saúde: uma estrutura de laboratórios específicos do curso com laboratório de atividades grupais, laboratórios compartilhados com outros cursos como o laboratório de simulações realísticas, onde o aluno vai realizar diferentes intervenções em casos reais nos diferentes contextos de atuação da psicologia, com a supervisão do professor. O currículo constantemente atualizado com disciplinas que atendem as necessidades da formação generalista e do mercado de trabalho. Nos projetos de extensão, desde o segundo período, o aluno pode entrar em contato com a comunidade local e aprender atuando.

Perfil do egresso

Profissional capaz de utilizar procedimentos para a investigação científica e para a prática profissional, de modo que seja garantido tanto o domínio de instrumentos e estratégias de atuação, quanto da competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos. Com competências que permitam a atuação profissional e a inserção do egresso em diferentes contextos institucionais e sociais, bem como a participação nas diversas políticas públicas. Capaz de mobilizar saberes, habilidades, atitudes, bem como lidar com os fatores contextuais, transformando-os em ação efetiva diante dos desafios profissionais que lhe serão apresentados. Que tenha o compromisso com o aprimoramento contínuo da ciência e da profissão, a partir de uma consistente base teórico-metodológica que assegure a qualidade da sua prática. Que assegure a possibilidade de prestação de serviços psicológicos à sociedade em diferentes domínios, atendendo as demandas sociais concretas em contextos de trabalho nos quais o psicólogo se insere (saúde, educação, organizações, trabalho, comunidades, movimentos sociais, esporte, justiça, entre outros), quer no setor privado, no âmbito das políticas públicas, ou no terceiro setor, intervindo nos níveis individual, grupal, organizacional e social. Com capacidades que possibilitem a compreensão da ciência em seu duplo papel, como sistema de conhecimentos úteis para a vida e um mapa para a ação, promovendo a convivência e o trabalho humanos; e como modo de construção de interpretações da realidade e diálogo com a sociedade. Capaz de atuar em contextos de trabalho e de pesquisa, com vivência de relações interpessoais.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para Psicologia tem crescido bastante nos últimos tempos. Cada vez mais a psicologia vem ganhando importância e procura. Além do campo de atuação que tem se ampliado bastante. O psicólogo pode trabalhar na área clínica, em consultórios particulares ou clínicas multidisciplinares. No consultório, além de atendimento individual, é possível realizar avaliações psicológicas, orientações profissionais, reabilitação, entre outros. Ele pode atender também em instituições particulares ou públicas. O atendimento pode ser realizado de forma presencial ou a distância. O psicólogo pode atuar também em instituições governamentais ou ONGs. Neste caso, com uma diversidade grande de atuações. É possível também atuar em escolas públicas ou privadas, intervindo junto a toda comunidade escolar. O psicólogo pode também ser contratado para atuar em hospitais públicos ou privados. Atuar em diferentes organizações com foco nos integrantes da organização, seja ela pública ou privada. A psicologia também é requisitada no esporte, seja no esporte coletivo ou individual, no preparo de atletas de alto desempenho para as competições. Além disso, temos psicólogos atuando nos setores jurídicos, no trânsito, realizando avaliação psicológica, intervenções psicossociais, entre outras.

Matriz curricular

Em breve

Notícias e Eventos

Siga nossa página no Instagram para acompanhar os nossos eventos e notícias: @afya.Itacoatiara

Parcerias

Temos parcerias com toda rede de saúde, educação e assistência social do município de Itacoatiara no estado do Amazonas para o campo de prática do curso de psicologia.

Atividades práticas (Planejado)

Os estágios supervisionados realizados do 2° período até o 10° período permitem aos alunos realizar atividades práticas em diferentes campos de atuação da psicologia; seja nos nossos laboratórios ou em campos de estágio como nos mais diferentes espaços públicos e privados de Itacoatiara no estado do Amazonas. Além disso, os alunos idealizam e realizam projetos de extensão também do 2° ao 10º períodos nas comunidades locais com os mais deferentes temas e estratégias de intervenção.

Autorização

Aguardando...

Repositório Institucional

Confira aqui o Repositório Institucional